AS VESTES DE MARIA

 

As vestes da Maria, Mãe de Deus

 

Maforion

 


 

Definição


                Um maforion, maforio ou maphorion (em grego Μαφόριον 'véu', plural maforien e maforia ) é um véu ou grande manto de pano que servia para cobrir a cabeça e os ombros ​ das nobres mulheres gregas , e por extensão, das mulheres orientais.


Uso na iconografia


                Na tradição greco-bizantina, a Virgem Maria e outras mulheres sagradas eram representadas usando o maforion. Em alguns casos, até Eva usa um maforion, por exemplo, na Igreja de São Salvador de Cora, no afresco que representa a Descida ao Inferno ou Anástasis, Cristo aparece tirando Adão e Eva dos seus túmulos.


Cores


                Na Virgem Theotokos, quando é pintada, é representada iconograficamente com maforion de diversas cores que podem ser preferencialmente, com tonalidades, vermelhas ou roxas, especialmente na arte bizantina e italiana. Quando sua dignidade real é enfatizada, usa-se a púrpura. Quando a maternidade virginal de Maria é destacada, usa- se o vermelho escarlate, a cor das mulheres cristãs sírias casadas, o vermelho também é a cor da humanidade, do sangue e da carne. Quando ela está associada a Paixão de Jesus se usa o violeta ou o azul, por estar compartilhando os sofrimentos de Jesus.


Decoração:


                O maforion da Virgem é frequentemente decorado com muito luxo, pois ela não é uma mulher qualquer, mas é a rainha do céu. Sendo que que a decoração mais importante e única obrigatória é as três estrelas douradas ou cruzes (uma na cabeça e uma em cada ombro), representando sua virgindade antes, durante e depois do nascimento de Cristo.


Brocados (Brocados)


                Descrição: Os brocados são tecidos luxuosos, frequentemente de seda, que possuem um padrão elaborado ou relevo decorativo, muitas vezes feito com fios de ouro ou prata.


Uso: Os brocados são frequentemente usados para fazer as vestes da Theotokos, incluindo o maphorion, para realçar a sua dignidade e importância.


Franjas (Fringes)


                Descrição: Franjas são bordas decorativas feitas de fios ou cordões que pendem das bordas do maphorion ou de outras vestes da Theotokos.  As franjas podem simbolizar a riqueza e a nobreza, além de adicionar beleza estética às vestes da Theotokos.


Pérolas (Pearls) e pedrarias


                Pérolas podem ser usadas como enfeites no maphorion da Theotokos, adicionando um toque de luxo e elegância.  As pérolas são frequentemente associadas à pureza e à santidade, refletindo a natureza imaculada da Theotokos.


Aplicações de Metal (Metal Embellishments)


                Adornos de metal, como placas douradas ou prateadas, podem ser aplicados ao maphorion para adicionar brilho e destaque. Essas aplicações podem incluir representações de cruzes, iconografia sagrada, ou padrões ornamentais.


Galões


                Galões são tiras decorativas, frequentemente douradas ou prateadas, que adornam as vestimentas. Podem ser bordados ou pintados e são usados para acentuar os contornos e detalhes dos trajes.

 

cores mais usadas


                Aqui estão algumas receitas de cores para o maforion, focando nos pigmentos usados historicamente:


Vermelho Profundo


Vermelhão (Vermilion) ou Cinábrio: Este pigmento vermelho brilhante é usado para dar uma cor intensa e profunda ao maforion.


Ocre Vermelho: Adicionado para criar variações de sombra e profundidade.


Misture o Vermelhão com uma pequena quantidade de Ocre Vermelho para suavizar a cor, se necessário.


Azul Escuro


Azul Ultramar: Derivado do lápis-lazúli, este pigmento fornece um azul profundo e rico.


Índigo: Pode ser usado para dar uma tonalidade mais escura e sombria ao azul.


Misture o Azul Ultramar com um pouco de Índigo para escurecer o tom.


Roxo ou Vinho


Púrpura de Tiro: Um pigmento histórico, embora muito raro e caro.


Carmim: Um pigmento vermelho-violeta que pode ser misturado para criar tons roxos.


Azul Ultramar: Adicionado para criar a tonalidade roxa.

Ajuste a mistura com água destilada até alcançar a fluidez necessária.


Dourado


Folha de Ouro ou Ouro em Pó: Tradicionalmente usado para destacar bordas e detalhes.


Bágor


                O "bágor" (багор) é uma palavra que descreve uma cor específica usada na iconografia ortodoxa russa, especialmente ao representar o maphorion da Virgem Maria. Essa cor é uma tonalidade escura avermelhada com um toque de violeta, semelhante à púrpura antigo. É uma cor composta obtida por meio de uma técnica de pintura especial, geralmente feita misturando-se "чернила с вапом" ("tintas e gesso", em tradução literal). Essa mistura resulta em uma cor profundamente rica e sutil que era altamente valorizada na arte sacra russa. O uso do "bágor" na representação do maphorion da Theotokos é simbólico e estético. Ele não apenas adiciona profundidade e beleza visual à imagem, mas também carrega significados teológicos, representando a dignidade, a santidade e a realeza da Virgem Maria como Mãe de Deus. Os pigmentos usados para compor o "bágor" (багор) podem variar, mas tradicionalmente incluem uma mistura de pigmentos de cor vermelha e azul. Esses pigmentos são frequentemente derivados de fontes naturais, como minerais e plantas. Vermelho: O componente vermelho pode vir de pigmentos como o cinábrio (sulfeto de mercúrio), óxido de ferro vermelho (ocre vermelho) ou carmim, que é um pigmento vermelho extraído de insetos cochonilhas.  O azul é frequentemente obtido a partir de pigmentos minerais, como o lápis-lazúli ou azurita, que são moídos em pó fino para serem usados na pintura. O efeito do gesso é deixar a cor mais opaca, aumentar o poder de cobertura do azul, tornando mais uniforme áreas maiores, e dar textura a tinta, tornando assim os efeitos visuais mais interessantes.

Relíquia

                O Maforion da Mãe de Deus foi uma das relíquias mais importantes a ela associadas. Segundo a tradição, no ano de 474, foi levado de uma igreja em Jerusalém, na região da Palestina, para Constantinopla. O imperador Leão I acrescentou uma capela circular, uma paraclesão chamada Hagia Soros ("relicário sagrado"), à Igreja de Santa Maria das Blanchernae , construída no ano 450 no bairro de Blanquerna pela Imperatriz Élia Pulquéria, para abrigar a relíquia de o Maforion. Nas crônicas antigas dizia-se que além do Maforion, existiam no local outras relíquias, uma mortalha e um cinto de Maria. As relíquias foram mantidas juntas até que todo o complexo, incluindo as relíquias, foi destruído por um incêndio em 1434.

 

 

 

Coifa


 

                Coifa é uma peça de vestuário tradicional que era usada por mulheres no Oriente. Na prática trata-se de um véu que cobre os cabelos da mulher casada, como sinal de modéstia e recato. No ícone aparece na Theotokos uma borda estreita do véu, que fica abaixo do maphorion e é visível na representação da Virgem Maria, parece uma faixa de cabeça. Na iconografia ortodoxa russa, chama-se  porvoi "повой".          Na iconografia grega é frequentemente chamada de "kredemnon" (κρήδεμνον). A cor da coifa quase sempre é a mesma do chiton.

 

  

Cinto


 

 

                 Em algumas representações, a Theotokos pode ser mostrada com um cinto (zoster), embora isso seja menos comum.

 

Omofório (ὠμοφόριον)

 

 



                No ícone da Proteção da Mãe de Deus, o tecido que a Theotokos tem nas mãos é chamado de "omofório" (em grego: ὠμοφόριον). Este tecido também pode ser referido como "manto" ou "véu" da proteção. O omofório é um longo tecido ou véu que a Theotokos segura em suas mãos e que se estende sobre o seu corpo.  O omofório representa a proteção divina que a Mãe de Deus oferece a todos os fiéis. Este ato de segurá-lo aberto simboliza a intercessão contínua de Maria por aqueles que estão sob sua proteção.

O ícone da Proteção da Mãe de Deus é baseado na aparição de Maria durante um serviço de vigília em Constantinopla, onde ela foi vista estendendo seu véu sobre os fiéis como sinal de proteção.

 

 

Mappa

 



 

                O lenço é uma pequena peça de tecido que a Theotokos segura frequentemente em sua mão direita é chamado mappa. Ele pode simbolizar várias coisas, incluindo pureza, maternidade e o papel de Maria como intercessora. Em algumas tradições, também pode representar o sudário ou lenço usado para limpar o rosto de Cristo. Geralmente, o lenço é branco, simbolizando pureza e santidade. Pode ser simples ou decorado com bordados discretos. Representação: Nos ícones coptas, a Theotokos é muitas vezes representada segurando o Menino Jesus e o lenço, enfatizando sua humanidade e divindade. O lenço pode estar presente em cenas de sua vida ou em representações de eventos específicos, como a Anunciação ou a Dormição.

 

  

Tzangia (Τζαγγία)

 


 

                As sapatilhas da Theotokos são delicadas e fechadas, cobrindo todo o pé, e muitas vezes são chamadas de tzangia.  Tradicionalmente, as sapatilhas são de cor púrpura, uma cor que simboliza realeza, dignidade e autoridade. A púrpura é uma cor historicamente associada à nobreza e à realeza, devido à sua raridade e ao custo elevado dos corantes necessários para produzi-la. A cor púrpura das sapatilhas reforça o status da Theotokos como Rainha do Céu e Mãe de Deus, sublinhando sua posição elevada e seu papel exaltado. Nos ícones, as sapatilhas da Theotokos são geralmente simples e elegantes, complementando suas vestes e contribuindo para a composição harmônica da imagem. Elas podem ter bordados ou detalhes dourados, mas são geralmente menos ornamentadas do que outras partes de suas vestes. As sapatilhas púrpuras (tzangia) da Theotokos na iconografia bizantina são um detalhe pequeno, mas poderoso que simboliza sua realeza, dignidade e santidade

como chama o punho do chiton da theotokos?

 

 

Epimanikia (ἐπιμανίκια)




                Os epimanikia são punhos ou manoplas que são usados sobre as mangas do chiton, a túnica interna da Theotokos. Estes punhos podem ser ajustados separadamente e são frequentemente ornamentados.  Na liturgia ortodoxa, os epimanikia têm a função prática de apertar as mangas para facilitar os movimentos e também têm um significado simbólico, representando a força e a ajuda de Deus.  Os epimanikia são frequentemente decorados com bordados, cruzes ou outros símbolos religiosos. Podem ser feitos de materiais ricos como seda e serem adornados com fios dourados ou prateados.  A ornamentação dos epimanikia reforça a dignidade e a realeza da Theotokos. A decoração rica sublinha seu papel exaltado na teologia cristã. Serviço e Humildade: Ao mesmo tempo, o uso de epimanikia também pode simbolizar o serviço e a dedicação de Maria, lembrando aos fiéis de sua humildade e disposição para servir a Deus.


 

Enkolpion (ἐγκόλπιον) ou Fibula


 



                O enkolpion é um broche decorativo usado para prender o maphorion (manto) da Theotokos na altura do peito ou dos ombros. A fibula é um termo mais genérico que pode se referir a qualquer tipo de broche usado para prender vestes.  Este broche é frequentemente adornado com gemas, cruzes ou outros símbolos religiosos, destacando a dignidade e a santidade de Maria.  Além de sua função prática de segurar o maphorion no lugar, o enkolpion simboliza a proteção divina e a conexão com a realeza celestial.

 

 

 

Três Estrelas




                As três estrelas são sempre representadas no maphorion da Theotokos, uma na cabeça e uma em cada ombro. São obrigatórias e são muito mais que mera decoração. Posicionamento: A estrela central está sobre a testa ou no topo da cabeça, enquanto as outras duas estão nos ombros. Às vezes uma das estrelas não é representada, por estar atrás do menino Jesus. A primeira estrela, sobre a testa, representa a virgindade da Theotokos antes do nascimento de Jesus. É uma confirmação do ensinamento cristão de que Maria concebeu e deu à luz Jesus enquanto permanecia virgem. A segunda estrela, sobre o ombro esquerdo, simboliza a virgindade de Maria durante o parto de Jesus. É um elemento central na teologia cristã, enfatizando que Maria deu à luz Jesus de forma milagrosa, sem violar sua virgindade.  A terceira estrela, sobre o ombro direito, representa a virgindade perpétua de Maria após o nascimento de Jesus. Isso significa que Maria permaneceu virgem mesmo após o nascimento de Jesus, conforme ensina a tradição cristã. Nas representações iconográficas, as estrelas de 8 pontas. Oito é o número batismal, o número da nova criação. Elas são hibridas, são estrelas flores.


 chiton

 

 

                Muito do que foi dito sobre o chiton do Pantocrator aqui se aplica. O chiton é uma vestimenta mencionada em representações da Theotokos, ou Mãe de Deus, na iconografia cristã ortodoxa. Ele é uma túnica longa e simples, geralmente sem mangas, que era usada na Grécia Antiga. Na iconografia cristã ortodoxa, a Theotokos é frequentemente retratada vestindo um chiton sob um manto chamado maphorion. Quanto a cor é preciso saber que ela está sempre relacionada com o Pantocrator. Não é comum na iconografia ortodoxa a imagem de Maria ser exibida de forma solitária. Assim ela tem a cor de suas vestes alternadas em relação a Jesus. Jesus geralmente tem o manto (himation) azul e a túnica (chiton) vermelha, enquanto Maria Santíssima tem o manto (maforion) vermelho e a túnica (chiton) e a coifa azul.

  

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