AS VESTES DE MARIA
As vestes da Maria, Mãe de Deus
Maforion
Definição
Um
maforion, maforio ou maphorion (em grego Μαφόριον 'véu', plural maforien e
maforia ) é um véu ou grande manto de pano que servia para cobrir a cabeça e os
ombros das nobres mulheres gregas , e por extensão, das mulheres orientais.
Uso na iconografia
Na
tradição greco-bizantina, a Virgem Maria e outras mulheres sagradas eram
representadas usando o maforion. Em alguns casos, até Eva usa um maforion, por
exemplo, na Igreja de São Salvador de Cora, no afresco que representa a Descida
ao Inferno ou Anástasis, Cristo aparece tirando Adão e Eva dos seus túmulos.
Cores
Na
Virgem Theotokos, quando é pintada, é representada iconograficamente com
maforion de diversas cores que podem ser preferencialmente, com tonalidades,
vermelhas ou roxas, especialmente na arte bizantina e italiana. Quando sua
dignidade real é enfatizada, usa-se a púrpura. Quando a maternidade virginal de
Maria é destacada, usa- se o vermelho escarlate, a cor das mulheres cristãs
sírias casadas, o vermelho também é a cor da humanidade, do sangue e da carne.
Quando ela está associada a Paixão de Jesus se usa o violeta ou o azul, por
estar compartilhando os sofrimentos de Jesus.
Decoração:
O
maforion da Virgem é frequentemente decorado com muito luxo, pois ela não é uma
mulher qualquer, mas é a rainha do céu. Sendo que que a decoração mais
importante e única obrigatória é as três estrelas douradas ou cruzes (uma na
cabeça e uma em cada ombro), representando sua virgindade antes, durante e
depois do nascimento de Cristo.
Brocados (Brocados)
Descrição:
Os brocados são tecidos luxuosos, frequentemente de seda, que possuem um padrão
elaborado ou relevo decorativo, muitas vezes feito com fios de ouro ou prata.
Uso: Os brocados são frequentemente
usados para fazer as vestes da Theotokos, incluindo o maphorion, para realçar a
sua dignidade e importância.
Franjas (Fringes)
Descrição:
Franjas são bordas decorativas feitas de fios ou cordões que pendem das bordas
do maphorion ou de outras vestes da Theotokos.
As franjas podem simbolizar a riqueza e a nobreza, além de adicionar
beleza estética às vestes da Theotokos.
Pérolas (Pearls) e pedrarias
Pérolas
podem ser usadas como enfeites no maphorion da Theotokos, adicionando um toque
de luxo e elegância. As pérolas são
frequentemente associadas à pureza e à santidade, refletindo a natureza
imaculada da Theotokos.
Aplicações de Metal (Metal
Embellishments)
Adornos
de metal, como placas douradas ou prateadas, podem ser aplicados ao maphorion
para adicionar brilho e destaque. Essas aplicações podem incluir representações
de cruzes, iconografia sagrada, ou padrões ornamentais.
Galões
Galões
são tiras decorativas, frequentemente douradas ou prateadas, que adornam as
vestimentas. Podem ser bordados ou pintados e são usados para acentuar os
contornos e detalhes dos trajes.
cores mais usadas
Aqui
estão algumas receitas de cores para o maforion, focando nos pigmentos usados
historicamente:
Vermelho Profundo
Vermelhão (Vermilion) ou Cinábrio: Este
pigmento vermelho brilhante é usado para dar uma cor intensa e profunda ao
maforion.
Ocre Vermelho: Adicionado para criar
variações de sombra e profundidade.
Misture o Vermelhão com uma pequena
quantidade de Ocre Vermelho para suavizar a cor, se necessário.
Azul Escuro
Azul Ultramar: Derivado do lápis-lazúli,
este pigmento fornece um azul profundo e rico.
Índigo: Pode ser usado para dar uma
tonalidade mais escura e sombria ao azul.
Misture o Azul Ultramar com um pouco de Índigo
para escurecer o tom.
Roxo ou Vinho
Púrpura de Tiro: Um pigmento histórico,
embora muito raro e caro.
Carmim: Um pigmento vermelho-violeta que
pode ser misturado para criar tons roxos.
Azul Ultramar: Adicionado para criar a
tonalidade roxa.
Ajuste a mistura com água destilada até
alcançar a fluidez necessária.
Dourado
Folha de Ouro ou Ouro em Pó:
Tradicionalmente usado para destacar bordas e detalhes.
Bágor
O
"bágor" (багор) é uma palavra que descreve uma cor específica usada
na iconografia ortodoxa russa, especialmente ao representar o maphorion da
Virgem Maria. Essa cor é uma tonalidade escura avermelhada com um toque de
violeta, semelhante à púrpura antigo. É uma cor composta obtida por meio de uma
técnica de pintura especial, geralmente feita misturando-se "чернила с
вапом" ("tintas e gesso", em tradução literal). Essa mistura
resulta em uma cor profundamente rica e sutil que era altamente valorizada na arte
sacra russa. O uso do "bágor" na representação do maphorion da
Theotokos é simbólico e estético. Ele não apenas adiciona profundidade e beleza
visual à imagem, mas também carrega significados teológicos, representando a
dignidade, a santidade e a realeza da Virgem Maria como Mãe de Deus. Os
pigmentos usados para compor o "bágor" (багор) podem variar, mas
tradicionalmente incluem uma mistura de pigmentos de cor vermelha e azul. Esses
pigmentos são frequentemente derivados de fontes naturais, como minerais e
plantas. Vermelho: O componente vermelho pode vir de pigmentos como o cinábrio
(sulfeto de mercúrio), óxido de ferro vermelho (ocre vermelho) ou carmim, que é
um pigmento vermelho extraído de insetos cochonilhas. O azul é frequentemente obtido a partir de
pigmentos minerais, como o lápis-lazúli ou azurita, que são moídos em pó fino
para serem usados na pintura. O efeito do gesso é deixar a cor mais opaca,
aumentar o poder de cobertura do azul, tornando mais uniforme áreas maiores, e
dar textura a tinta, tornando assim os efeitos visuais mais interessantes.
Relíquia
O
Maforion da Mãe de Deus foi uma das relíquias mais importantes a ela
associadas. Segundo a tradição, no ano de 474, foi levado de uma igreja em
Jerusalém, na região da Palestina, para Constantinopla. O imperador Leão I
acrescentou uma capela circular, uma paraclesão chamada Hagia Soros
("relicário sagrado"), à Igreja de Santa Maria das Blanchernae ,
construída no ano 450 no bairro de Blanquerna pela Imperatriz Élia Pulquéria,
para abrigar a relíquia de o Maforion. Nas crônicas antigas dizia-se que além
do Maforion, existiam no local outras relíquias, uma mortalha e um cinto de
Maria. As relíquias foram mantidas juntas até que todo o complexo, incluindo as
relíquias, foi destruído por um incêndio em 1434.
Coifa
Coifa
é uma peça de vestuário tradicional que era usada por mulheres no Oriente. Na
prática trata-se de um véu que cobre os cabelos da mulher casada, como sinal de
modéstia e recato. No ícone aparece na Theotokos uma borda estreita do véu, que
fica abaixo do maphorion e é visível na representação da Virgem Maria, parece
uma faixa de cabeça. Na iconografia ortodoxa russa, chama-se porvoi "повой". Na iconografia grega é frequentemente
chamada de "kredemnon" (κρήδεμνον). A cor da coifa quase sempre é a
mesma do chiton.
Cinto
Em algumas representações, a Theotokos pode
ser mostrada com um cinto (zoster), embora isso seja menos comum.
Omofório (ὠμοφόριον)
No
ícone da Proteção da Mãe de Deus, o tecido que a Theotokos tem nas mãos é
chamado de "omofório" (em grego: ὠμοφόριον). Este tecido também pode
ser referido como "manto" ou "véu" da proteção. O omofório
é um longo tecido ou véu que a Theotokos segura em suas mãos e que se estende
sobre o seu corpo. O omofório representa
a proteção divina que a Mãe de Deus oferece a todos os fiéis. Este ato de
segurá-lo aberto simboliza a intercessão contínua de Maria por aqueles que
estão sob sua proteção.
O ícone da Proteção da Mãe de Deus é
baseado na aparição de Maria durante um serviço de vigília em Constantinopla,
onde ela foi vista estendendo seu véu sobre os fiéis como sinal de proteção.
Mappa
O
lenço é uma pequena peça de tecido que a Theotokos segura frequentemente em sua
mão direita é chamado mappa. Ele pode simbolizar várias coisas, incluindo
pureza, maternidade e o papel de Maria como intercessora. Em algumas tradições,
também pode representar o sudário ou lenço usado para limpar o rosto de Cristo.
Geralmente, o lenço é branco, simbolizando pureza e santidade. Pode ser simples
ou decorado com bordados discretos. Representação: Nos ícones coptas, a
Theotokos é muitas vezes representada segurando o Menino Jesus e o lenço,
enfatizando sua humanidade e divindade. O lenço pode estar presente em cenas de
sua vida ou em representações de eventos específicos, como a Anunciação ou a
Dormição.
Tzangia (Τζαγγία)
As
sapatilhas da Theotokos são delicadas e fechadas, cobrindo todo o pé, e muitas
vezes são chamadas de tzangia. Tradicionalmente, as sapatilhas são de cor
púrpura, uma cor que simboliza realeza, dignidade e autoridade. A púrpura é uma
cor historicamente associada à nobreza e à realeza, devido à sua raridade e ao
custo elevado dos corantes necessários para produzi-la. A cor púrpura das
sapatilhas reforça o status da Theotokos como Rainha do Céu e Mãe de Deus,
sublinhando sua posição elevada e seu papel exaltado. Nos ícones, as sapatilhas
da Theotokos são geralmente simples e elegantes, complementando suas vestes e
contribuindo para a composição harmônica da imagem. Elas podem ter bordados ou
detalhes dourados, mas são geralmente menos ornamentadas do que outras partes
de suas vestes. As sapatilhas púrpuras (tzangia) da Theotokos na iconografia
bizantina são um detalhe pequeno, mas poderoso que simboliza sua realeza,
dignidade e santidade
como chama o punho do chiton da
theotokos?
Epimanikia (ἐπιμανίκια)
Os
epimanikia são punhos ou manoplas que são usados sobre as mangas do chiton, a túnica
interna da Theotokos. Estes punhos podem ser ajustados separadamente e são
frequentemente ornamentados. Na liturgia
ortodoxa, os epimanikia têm a função prática de apertar as mangas para
facilitar os movimentos e também têm um significado simbólico, representando a
força e a ajuda de Deus. Os epimanikia
são frequentemente decorados com bordados, cruzes ou outros símbolos
religiosos. Podem ser feitos de materiais ricos como seda e serem adornados com
fios dourados ou prateados. A
ornamentação dos epimanikia reforça a dignidade e a realeza da Theotokos. A
decoração rica sublinha seu papel exaltado na teologia cristã. Serviço e
Humildade: Ao mesmo tempo, o uso de epimanikia também pode simbolizar o serviço
e a dedicação de Maria, lembrando aos fiéis de sua humildade e disposição para
servir a Deus.
Enkolpion (ἐγκόλπιον) ou Fibula
O
enkolpion é um broche decorativo usado para prender o maphorion (manto) da
Theotokos na altura do peito ou dos ombros. A fibula é um termo mais genérico
que pode se referir a qualquer tipo de broche usado para prender vestes. Este broche é frequentemente adornado com
gemas, cruzes ou outros símbolos religiosos, destacando a dignidade e a
santidade de Maria. Além de sua função
prática de segurar o maphorion no lugar, o enkolpion simboliza a proteção
divina e a conexão com a realeza celestial.
Três Estrelas
As
três estrelas são sempre representadas no maphorion da Theotokos, uma na cabeça
e uma em cada ombro. São obrigatórias e são muito mais que mera decoração. Posicionamento:
A estrela central está sobre a testa ou no topo da cabeça, enquanto as outras
duas estão nos ombros. Às vezes uma das estrelas não é representada, por estar
atrás do menino Jesus. A primeira estrela, sobre a testa, representa a
virgindade da Theotokos antes do nascimento de Jesus. É uma confirmação do
ensinamento cristão de que Maria concebeu e deu à luz Jesus enquanto permanecia
virgem. A segunda estrela, sobre o ombro esquerdo, simboliza a virgindade de
Maria durante o parto de Jesus. É um elemento central na teologia cristã,
enfatizando que Maria deu à luz Jesus de forma milagrosa, sem violar sua
virgindade. A terceira estrela, sobre o
ombro direito, representa a virgindade perpétua de Maria após o nascimento de
Jesus. Isso significa que Maria permaneceu virgem mesmo após o nascimento de
Jesus, conforme ensina a tradição cristã. Nas representações iconográficas, as
estrelas de 8 pontas. Oito é o número batismal, o número da nova criação. Elas
são hibridas, são estrelas flores.
Muito
do que foi dito sobre o chiton do Pantocrator aqui se aplica. O chiton é uma
vestimenta mencionada em representações da Theotokos, ou Mãe de Deus, na
iconografia cristã ortodoxa. Ele é uma túnica longa e simples, geralmente sem
mangas, que era usada na Grécia Antiga. Na iconografia cristã ortodoxa, a
Theotokos é frequentemente retratada vestindo um chiton sob um manto chamado
maphorion. Quanto a cor é preciso saber que ela está sempre relacionada com o
Pantocrator. Não é comum na iconografia ortodoxa a imagem de Maria ser exibida
de forma solitária. Assim ela tem a cor de suas vestes alternadas em relação a
Jesus. Jesus geralmente tem o manto (himation) azul e a túnica (chiton)
vermelha, enquanto Maria Santíssima tem o manto (maforion) vermelho e a túnica (chiton)
e a coifa azul.
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