HIMATION

 Himation

 


 

 

                As vestes do Pantocrator basicamente são formadas por um conjunto duplo: chiton e himation. Sendo o primeiro uma espécie de túnica e o segundo uma espécie de manto.


                O himation era uma roupa usada na Grécia e Roma entre 550 aC e 300 dC. Sendo a veste mais popular na Grécia antiga. Ele não é fixado por alfinetes, mas enrolado com uma técnica especial. O braço direito pode ficar encoberto, salvo no inverno. Veja o vídeo abaixo.

                https://www.youtube.com/watch?v=2SBr2dNiQOg

 

                O Pantocrator teve a cor das suas vestes se estabelecidas ao longo do tempo, sendo o azul para o himation e o vermelho para o chiton. O azul as vezes é substituído pelo verde. Lembremos que antes da química moderna, o azul ultramar, era uma cor proibitiva, pelo preço elevado dos pigmentos disponíveis, o lápis-lazúli, o azurrite e o azul egípcio. O verde era obtido misturando o amarelo ocre com o preto, ou de terras verdes. Já o vermelho às vezes tinha um tom mais alaranjado para se harmonizar melhor com o verde. Essa escolha de cores também tem uma razão simbólica, sendo a azul cor celeste e o vermelho cor terrena, ligada ao sangue e a carne, servem muito bem para expressar a dupla natureza de Cristo, que é ao mesmo tempo Deus verdadeiro e homem verdadeiro. Você vai encontrar em manuais de iconografia a afirmação que associa o azul a mundo terreno e o vermelho ao mundo celeste, nós achamos que essa interpretação é imprópria. Lembremos que no véu do Tabernáculo aparecia também a púrpura e o violáceo, ainda que nos seja difícil determinar realmente que cor eram essas apenas com a descrição bíblica, imaginamos que seja um tipo de vermelho e de azul. Em todo caso lembremos que o contraste azul vermelho na paleta de cores é alto, porém agradável, é a cor quente com a fria. Hoje classificamos as duas cores como primárias, no mundo antigo, essa classificação, ainda que usada intuitivamente, não era explicitada. Existia somente a noção de cores quentes e frias. Até hoje esse contraste é muito apreciado pela sua carga simbólica e psicológica, basta notarmos que temos muitas bandeiras nacionais, onde ele aprece: Inglaterra, Estados Unidos, França, Holanda.

Comentários

Postagens mais visitadas